terça-feira, 10 de setembro de 2013

TRABALHO DE SOCIOLOGIA( 1º ANO) A SEREM APRESENTADOS NO DIA 11/09/2013


ESTRUTURA E ESTRATIFICAÇÃO SOCIAL


Estrutura social é o que define uma determinada sociedade. É através da estrutura social que conseguimos entender alguns fatores que compõem determinada sociedade, tais como os fatores históricos, políticos, econômicos, religiosos e culturais.
A existência da estratificação social em determinadas sociedades indica que há diferenças sociais na estrutura social dessa  sociedade. A estratificação social é a separação da sociedade em grupos, ou camadas ( dai o termo ‘estratificação’), sendo ela fruto de desigualdades sociais.
O sistema de castas na Índia e a sociedade estamental da Europa Medieval, constituem exemplos de sociedade estratificada.

1º Por que não há mobilidade social na sociedade de castas?
2º A posse do feudo definia o estamento na sociedade feudal, porém entre os proprietários de terra (feudo) havia também outro tipo de relação. Qual e como era essa relação?

A SOCIEDADE CAPITALISTA E AS CLASSES SOCIAIS


Utiliza-se o termo “classe” para designar certos grupos sociais existentes na sociedade capitalista. Sendo assim, as sociedades capitalistas caracterizam-se pela apropriação da riqueza gerada pela sociedade, através da propriedade e da renda, e da sua capacidade de consumo. 
A sociedade capitalista é a mais desigual se comparada a outros tipos. Uma minoria de pessoas se apropria de quase toda a riqueza produzida, expressa na renda, nas propriedades e também nos bens simbólicos expressos no acesso a educação e aos bens culturais como museus, livros, teatro, etc. a desigualdade pode ser observada na miséria de uns e riqueza de outros.
 O discurso produzido pelos que estão no topo da pirâmide social no capitalismo é de que todos têm as mesmas oportunidades de vencer e, portanto, de enriquecer. Este discurso é reproduzido incessantemente pelos mecanismos de poder e saber nas sociedades modernas para manter a dominação dos homens através de práticas políticas e econômicas de uma sociedade capitalista.

1º Quais são os elementos fundamentais para se pensar a questão da hierarquização nas sociedades contemporâneas?
2º O que você pensa sobre a frase: “Os capitalistas de hoje foram os trabalhadores de ontem e os trabalhadores de hoje serão so capitalistas de amanhã”? Ela tem fundamento na realidade social passada e atual?

AS DESIGUALDADES SOCIAIS NO BRASIL


Analisando as desigualdades sociais no Brasil percebe-se que, com a chegada dos portugueses elas se instalaram aqui e ficaram. Principais vítimas dessa desigualdade foram os índios e os negros.
No início do século XIX com a vinda dos imigrantes europeus para a lavoura cafeeira, muitos vieram em busca de trabalho e riquezas, com toda a família, mas encontraram foi muito trabalho e alguns sem remuneração.
A medida que a sociedade se desenvolve e surge a indústria e se urbaniza cria-se uma nova classe, o proletariado. Forma-se ainda outras atividades como: comerciantes, banqueiros, operários da construção civil, empregados domésticos, vendedores e ambulantes.
Atualmente com o avanço da tecnologia surge um novo problema, a desqualificação profissional, contribuindo para a desigualdade social, a fome e o desemprego.


1º O passado colonial brasileiro, que incluiu a escravidão, ainda é um dos elementos fundamentais para explicar as desigualdades entre brancos e negros no Brasil? Por quê?


2º Quais são os aspectos mais evidentes das desigualdades no Brasil, principalmente no local onde você vive?



Muda !!! que quando a gente muda o mundo muda com a gente!
A gente muda o mundo na mudança da mente,
E quando a mente muda a gente anda pra frente!
E quando a gente manda ninguém manda na gente!
Na mudança de atitude não há mal que não se mude nem doença sem cura!
Na mudança de postura a gente fica mais seguro,
Na mudança do presente a gente molda o futuro!

3 comentários:

  1. 1º O passado colonial brasileiro, que incluiu a escravidão, ainda é um dos elementos fundamentais para explicar as desigualdades entre brancos e negros no Brasil? Por quê? r-Sim, porém assim como em todas as ciências sociais, a Sociologia coloca que este seria apenas um dos fatores possíveis para que essa desigualdade social exista. O fato é que, após a escravidão, os ex escravos acabaram não tendo as mesmas oportunidades que os trabalhadores assalariados e imigrantes, o que gerou a desigualdade que pode ser refletida na contemporaneidade. Hoje, por exemplo, a politica de cotas é uma das formas encontradas pelo governo para equiparar essas condições sócio históricas...
    2º Quais são os aspectos mais evidentes das desigualdades no Brasil, principalmente no local onde você vive? r- A muitas evidencias como por exemplo a condição de vida das pessoas e verificar que um pequeno numero delas desfruta de privilégios que alguns não pode ter por ser de classe social diferente.essas diferenças aparecem de imediato em elementos matérias como moradia e transporte.As desigualdades se evidenciam no dia dia pelos contrastes entre a riqueza e a pobreza, que podemos constatar com nossos próprios olhos.no meio onde nos vivemos as evidencias são os meios de transporte que alguns podem anda de carro e outros anda de ônibus entre outras coisas. ALUNOS:Janielly,Jesielly,Larissa,Rilarry e Matheus josé.1ºano A

    ResponderExcluir
  2. 1º Por que não há mobilidade social na sociedade de castas?
    não há mobilidade social: hereditariedade e endogamia (casamentos somente entre as castas). Somente podem se alimentar com os integrantes de sua casta; as castas inferiores não podem ser tocadas pelas superiores.
    2º A posse do feudo definia o estamento na sociedade feudal, porém entre os proprietários de terra (feudo) havia também outro tipo de relação. Qual e como era essa relação?
    Relação de reciprocidade: Era obrigação dos camponeses (trabalho) em proteger os senhores feudais, que em troca deixavam estes camponeses viverem nas suas terras. Entre os proprietários de terra havia uma obrigação de manter a segurança nas terras. Prevalecia a desigualdade entre os vários níveis sociais.
    ALUNOS: Juliane Joyce, Dayna Mara, Davi da Silva, Elwis Gladson, Lindemberg. 1°A

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir