sexta-feira, 4 de março de 2016

Livre estou? Determinismo e Liberdade no filme Frozen, uma aventura congelante!

ATIVIDADE DE FILOSOFIA - ESCOLA CORONEL OTHON - ENSINO MÉDIO


LIBERDADE E DETERMINISMO
O Determinismo é um conceito filosófico que nos aponta que tudo o que acontece tem sempre uma causa, e que os resultados obtidos são previamente definidos e determinados por algo, seja de caráter natural ou sobrenatural. Nesse sentido, não há livre-arbítrio, uma vez que no DETERMINISMO tudo já está planejado e não há espaço para escolhas ,não existe liberdade de escolha no determinismo.
Contrariando o DETERMINISMO temos a LIBERDADE, que durante muito tempo foi utilizada como argumento básico para refutar o determinismo. Há estudiosos, como Nietzsche e Deleuze, que não interpretam o determinismo e a liberdade como contraditórios. A liberdade não seria "livre-arbítrio", mas sim a capacidade de criação. Neste sentido, o "livre-arbítrio" seria apenas a escolha entre opções que já foram determinadas desde sempre, que já foram criadas. Assim sendo, este princípio (determinação já existente no passado) é característico do pré-determinismo.
Na LIBERDADE temos a ausência de determinismos, porque, uma vez livre, o ser humano pode agir conforme sua vontade, mas para isso deve-se levar em consideração a consciência e a responsabilidade das suas ações. Para Sartre, a liberdade é a condição de vida do ser humano, o princípio do homem é ser livre. O homem é livre por si mesmo, independente dos fatores do mundo, das coisas que ocorrem, ele é livre para fazer o que tiver vontade. No entanto, a  Liberdade pressupõe responsabilidade pelos atos , pois liberdade sem reflexão é instinto, e como sabemos, nos instintos não existe espaço para a liberdade e sim para a determinação, como exemplo, lembramos que os animais são regidos pelos instintos, e por isso mesmo estão desprovidos do livre arbítrio que é reservado apenas para  a razão e reflexão humana.


No filme FROZEN , a personagem Elza se depara com uma situação na qual retrata o conflito entre o determinismo e a liberdade. Em qual momento a personagem se vê dentro do Determinismo, em quais circunstâncias são colocadas para ela esse determinismo? Quando ela passa a ser livre? Qual o momento em que o livre arbítrio passa a ser  prioridade na vida dela? As ações são tomadas por reflexão? Redija um artigo com no mínimo 15 linhas expondo as nuances existentes entre essas duas correntes  filosóficas: determinismo e liberdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário